Como não ser um idiota
Quando nos referimos a ser um idiota, sempre estamos apenas falando mal para um irmão, amigo ou qualquer outra pessoa. E nem sempre sabemos o que significa a palavra que estamos usando. Mas aqui estou eu para trazer o significado. Para muitos, a palavra idiota significa o ser limitado de inteligência, ou seja, ‘burro’, mas a palavra idiota na sua origem é gerada do grego?” que significa?indivíduo particular (em oposição a homem do Estado), cidadão plebeu; ignorante, sem educação. Ou seja, o idiota é aquele que pensa no seu próprio umbigo sem prensar no Estado, na sociedade. Bom, aqui surge mais uma palavra, ‘Estado’. Vamos atrás dela.

A palavra ‘Estado’ detém diversos significados, seja um conjunto de sentimento, seja forma de governo. Um desses significados é o conjunto de instituições, então vamos seguir esse caminho. O Estado é um conjunto de instituições, e as instituições são criações ou organizações feitas para um bem comum, para uma sociedade, um coletivo, um povo.

A política é a ciência dos negócios do Estado e a ciência é a arte ou a habilidade sobre algo. Então vamos seguir uma linha de raciocínio: A política é a arte, a habilidade de estar nos negócios do Estado, o Estado, por sua vez, é o conjunto de vários grupos, denominados instituições, que se juntam pelo bem comum, da comunidade. Então todo ser político é aquele que está na sociedade buscando exercer um bem comum.

O ser idiota é aquele que se opõe ao Estado, deixando de fazer política. Com certeza você conhece aquele cara que não quer participar de um grupo de voluntários, ou de uma causa, ou não faz parte de nenhum clube, nenhuma religião, nenhum colégio, nenhuma academia de alguma coisa, ou nem se quer gosta de sair de casa. Essa pessoa é idiota, ela vai contra ao Estado, contra as instituições feitas para um bem comum.

Você quer deixar de ser idiota, seja político. Seja a pessoa que quer estar em algum grupo fazendo o bem comum, esteja influenciando um grupo de pessoas e influenciando a sociedade. A sociedade precisa de pessoas políticas mais do que nunca. Pessoas que estejam pensando, em nome de um grupo de pessoas, para um bem comum, um bem que esteja coerente para a sociedade e, o principal, não esteja pensando em seus próprios interesses e suas próprias necessidades. Isso é ser político.
0 0 Comentários 0 Compartilhamentos