Da vanglória e da educação dos filhos - São João Crisóstomo

Sobre o autor: nasceu no ano 348, Antioquia. Sua santidade e intelectualidade se explica pelo esmero e diligência de sua mãe, Antusa. Que buscou de todo coração uma formação humana e sobrenatural elevada para seu filho. Ela, viúva, dedicou se exclusivamente a educação de São João, proporcionando os melhores mestres que seu patrimônio podia financiar. Tornou se doutor da igreja, com sabedoria cativante! Ao perceber a má formação do clero da sua época, entregue à ambição e à avareza, o santo exigia vida de pobreza e simplicidade! Teve problemas diante do contexto, sofreu maus tratos e foi exilado, falecendo em 407. Suas últimas palavras: “Glória seja dada a Deus em tudo”!!!
Segue algumas mensagens de São João Crisóstomo contidas nesse livro:
*Sobre insensatez: “se queres obter algo belíssimo e caríssimo... pense:para qual finalidade? Chamar atenção para não ser desprezado ou esconder para não gerar inveja? Insensato! Se terás olhares de inveja não será bom possuir”.
* “as pessoas se esforçam para instruir seus filhos em artes, letras, etc mas ninguém ocorre pensar em como exercitar sua alma”!
* “ eduque um atleta para Cristo, permanecendo neste mundo”
* “ensine palavras nobres e piedosas para seus filhos, excluindo as insolentes, insensatas, seculares e mundanas”
* “imponha regras aos filhos: não insultes ninguém, não fale mal de ninguém, nem jure, nem procure desavenças”
* “seja modesto (a) e caridoso (a)”
* “vigie o que sai da boca de seus filhos”
* “aprenda a cantar a Deus, para que seu filho não se entregue às canções medíocres”
* a alma da criança é como uma cidade recém fundada e construída, na qual se deve colocar leis severas”
* o autor sugere “ as leis das cinco portas” para proteger a “cidade” que seria a alma da criança. Que seriam as leis da porta da língua e dos ouvidos (onde aquele que não ouve coisas vergonhosas e más, tampouco as fala) leis da porta do olfato, da porta dos olhos e do tato.
* “ formar a alma das crianças com a verdade, mesmo que tiver que suavizar a narração, para que ela sinta gosto e sua alma não se canse”
* “ a inteligência da criança é tenra, não sobrecarregar com tanto peso ( muitas informações ) para não se sentir confusa”
* “ as crianças devem admirar o céu, o sol, a lua, as estrelas, as flores e belos livros”!
* “ aquele que ensina também aprende! Educa te a si mesmo para poder educar”!
* “Não desanimar, orar com devoção e vigiar naquilo que for possível!”
* “ o princípio da sabedoria é o temor ao Senhor!” ( prov.1,7)
2 0 Comentários 0 Compartilhamentos