Atualizações recentes
  • A educação dos filhos
    Conselhos de Santo Antônio Maria Claret, Santa Teresa de Ávila, São João Crisóstomo - gestão editorial professor Felipe Nery.
    Anotações que mais gostei desse livro:
    * “ as famílias devem buscar por si mesmas a formação necessária”
    * “não somos o modelo nem o modelador, o modelo é Jesus Cristo e o modelador é o Espírito Santo com sua graça.. Ele fala, orienta e inspira” pg.11
    * “ facilite o encontro de seus filhos com o Senhor, que eles sejam amigos de Deus! Para isso sejamos nós os primeiros a viver perto de Nosso Senhor Jesus Cristo!” pg.12
    * “ receber os sacramentos com proveito e santidade”
    * “o bem da prole consiste na procriação e educação os filhos”
    * “um ajude o outro na santificação, nas orações, exortações e bons exemplos”
    * “ não há ninguém que possa fazer tanto o bem como o mal como os pais de família” pg.41
    * “não há fera pior do que o homem sem princípio, sem instrução e observância da lei” (Aristóteles)
    * “ a república de Atenas se achava cheia de vícios e desgraças, os mais sensatos se reuniram para tratar do remédio: um atirou no meio da sala uma maçã podre e perguntou... como torná-la sã, bonita e doce? Sugeriu que tirassem as sementes de seu interior, tratassem delas, cultivassem e esperassem... dentro de 10 anos esta maçã podre frutificaria em muitas outras, formosas, doces, sãs e frescas. Empenhemos todos os cuidados na criação dos filhos”
    * evitar ociosidade e arrancar as más inclinações
    * “ nutrir com o leite da sã doutrina e o alimentar com o pão das virtudes cristãs” pg.56
    * “ corrigir no amor e desejo de emenda! Não agir com impaciência e ira, deste modo não produzirá fruto algum”
    * “ não façais barulho com tantas palavras, falai pelo exemplo, será muito mais eficaz... quer que vossos filhos façam orações? Faz com eles” pg.77
    * bom acerto na escolha da vocação, guiados pela natural inclinação, aperfeiçoados nos estudos, pelo gosto e aplicação... “ aquele que acerta na escolha de seu estado, consegue alegria de sua alma, paz de consciência, proveitos do espírito, boa ordem de vida, perseverança na virtude, salvação eterna!” pg. 84,85
    * “ cuidado em escolher as pessoas que convivem com seus filhos” ( Santa Teresa d’Avila )
    * “ se tendes consideração pelos seus filhos, aqui haveis de mostrar” (São João Crisóstomo)
    1 1 Comentários 0 Compartilhamentos
  • Da vanglória e da educação dos filhos - São João Crisóstomo

    Sobre o autor: nasceu no ano 348, Antioquia. Sua santidade e intelectualidade se explica pelo esmero e diligência de sua mãe, Antusa. Que buscou de todo coração uma formação humana e sobrenatural elevada para seu filho. Ela, viúva, dedicou se exclusivamente a educação de São João, proporcionando os melhores mestres que seu patrimônio podia financiar. Tornou se doutor da igreja, com sabedoria cativante! Ao perceber a má formação do clero da sua época, entregue à ambição e à avareza, o santo exigia vida de pobreza e simplicidade! Teve problemas diante do contexto, sofreu maus tratos e foi exilado, falecendo em 407. Suas últimas palavras: “Glória seja dada a Deus em tudo”!!!
    Segue algumas mensagens de São João Crisóstomo contidas nesse livro:
    *Sobre insensatez: “se queres obter algo belíssimo e caríssimo... pense:para qual finalidade? Chamar atenção para não ser desprezado ou esconder para não gerar inveja? Insensato! Se terás olhares de inveja não será bom possuir”.
    * “as pessoas se esforçam para instruir seus filhos em artes, letras, etc mas ninguém ocorre pensar em como exercitar sua alma”!
    * “ eduque um atleta para Cristo, permanecendo neste mundo”
    * “ensine palavras nobres e piedosas para seus filhos, excluindo as insolentes, insensatas, seculares e mundanas”
    * “imponha regras aos filhos: não insultes ninguém, não fale mal de ninguém, nem jure, nem procure desavenças”
    * “seja modesto (a) e caridoso (a)”
    * “vigie o que sai da boca de seus filhos”
    * “aprenda a cantar a Deus, para que seu filho não se entregue às canções medíocres”
    * a alma da criança é como uma cidade recém fundada e construída, na qual se deve colocar leis severas”
    * o autor sugere “ as leis das cinco portas” para proteger a “cidade” que seria a alma da criança. Que seriam as leis da porta da língua e dos ouvidos (onde aquele que não ouve coisas vergonhosas e más, tampouco as fala) leis da porta do olfato, da porta dos olhos e do tato.
    * “ formar a alma das crianças com a verdade, mesmo que tiver que suavizar a narração, para que ela sinta gosto e sua alma não se canse”
    * “ a inteligência da criança é tenra, não sobrecarregar com tanto peso ( muitas informações ) para não se sentir confusa”
    * “ as crianças devem admirar o céu, o sol, a lua, as estrelas, as flores e belos livros”!
    * “ aquele que ensina também aprende! Educa te a si mesmo para poder educar”!
    * “Não desanimar, orar com devoção e vigiar naquilo que for possível!”
    * “ o princípio da sabedoria é o temor ao Senhor!” ( prov.1,7)
    2 0 Comentários 0 Compartilhamentos
  • A escola sem Deus - Monsenhor de Ségur
    Louis Gaston Adrien de Ségur, bispo francês, filho da condessa célebre de Ségur, conhecida como escritora de livros infantis, foi zeloso nos estudos. Formado em direito, foi enviado para o sacerdócio. Dedicou-se à evangelização de crianças, pobres e soldados prisioneiros de guerra. Devido a um problema de visão passou a ditar livros, defendendo com fervor a doutrina católica em linguagem popular. O autor nos adverte, neste livro, quão devastadoras foram as consequências da separação entre igreja e escola: “Educar é formar o espirito, o coração, bem moral, dever, pureza de coração e consciência. Quase impossível na escola sem Deus, um menino conservar sua inocência. Este local é foco de revolucionários, sem fé e sem leis. Sem religião não há educação, por isso o ensino clássico é inseparável da religião! Deve-se, pois, zelar pela escolha de uma escola cristã e dos educadores”... Contudo, na falta de uma instituição de ensino verdadeiramente cristã, opte pelo ensino domiciliar, uma nobre missão de ensinar seus filhos em casa, sem medir esforços para tal. Bem lembrado pelo monsenhor que “ ler e escrever não é educação, e sim, moldar o coração!” Vale a pena a leitura!
    1 1 Comentários 0 Compartilhamentos
  • 0 0 Comentários 0 Compartilhamentos
Mais Posts