A vinda da família real portuguesa ao Brasil.
Oi gente, como vão?
Eu estou bem e vocês?

(8° Ano)

Enfim, este post é sobre uma matéria que estou estudando na escola e fiz uma prova no dia 16 sobre ela onde fala sobre a vinda de D. João e a corte portuguesa ao Brasil no ano de 1807, onde após meses de viagem no dia 22 de janeiro de 1808 chegaram aqui no Brasil.

Bom, primeiramente para se falar sobre a vinda da família real e a corte para cá, precisamos saber o que estava acontecendo na época...

Bom, após a revolução francesa veio a época do terror, onde radicais jacobinos assumiram o poder, esta época é mais conhecida como "Época do terror" não irei falar disso pois ela não tem relações com este post, caso queira saber sobre isso você pode pesquisar no google.

Continuando, após estes períodos e o golpe que ocorreu, veio a França o chamado "Império Napoleônico" onde Napoleão virou imperador da França.

Bom, Napoleão queria levar a França para o topo, com a ideia de enfraquecer o país da Inglaterra, que na época já havia uma monarquia parlamentarista onde o parlamento está acima do rei/rainha. Bom, a Inglaterra era a maior potência mundial, tinham a melhor frota naval e os mais ricos.

Foi aí que Napoleão Bonaparte no dia 21 de novembro de 1806 estabeleceu o "Bloqueio Continental", que era uma estratégia para enfraquecer a Inglaterra, a mesma consistia no seguinte:

Nenhum país poderia fazer comércio com a Inglaterra e quem não seguisse o bloqueio seria invadido pelas frotas de Napoleão.

Voltando para Portugal a rainha Maria I que já estava "Louca" "Doente" não podia mais tomar as decisões, portanto o D. João era o príncipe-regente de Portugal.
Bom, explicando o contexto de "príncipe-regente", bom basicamente ele era um príncipe porém todas as ações tomadas pela rainha ao invés de ser tomada por ela, quem as fazia era D. João.

E o mesmo não aderiu o bloqueio continental, após isso Napoleão não deixando barato organizou suas tropas que deu início as guerras napoleônicas (O bloqueio continental foi a terceira coligação, ou seja o existe muitos outros acontecimentos que fazem parte desta guerra) e ameaçaram invadir Portugal, D. João com medo de perder o poder, organizou uma viagem com toda a corte e as coisas que pertenciam ao governo e colocaram nas caravelas, isso no final de 1807, e só chegaram aqui no começo do ano de 1808.

Ao chegar ao Brasil, D . João fez a primeira lei, que foi a "Abertura dos portos as nações amigas" onde permitia que os brasileiros fizessem comércio com outras nações que fossem amigas de Portugal e não apenas só com Portugal.

Lembrando que nas caravelas que os portugueses vieram, houve muitos atritos na viagem, como os piolhos nas caravelas femininas. Lembrando que alguns navios ingleses estavam escoltando as caravelas portuguesas.

Bom, este período da vinda da família real para cá, pode concluir-se que foi o primeiro passo dado para a independência brasileira, onde o Brasil já não era limitado a comprar só com a nação que "colonizava" e sim com todas as nações amigas.

Deixando claro que o Brasil já não era mais uma colônia que pertencia a Portugal e sim o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

-------------------------

Bom, isto foi apenas uma explicação minha sobre o que aprendi nessas últimas aulas de história, creio que nem tudo pode estar certo e se perceberem algum erro pode comentar aqui, em breve quando sair as notas irei postar uma foto da prova inteira aqui no meu perfil.

Obrigado pela paciência de ler tudo isso e espero que eu possa ajudar futuros alunos com este post,
Atenciosamente, Filipe.
4 1 Comentários 0 Compartilhamentos