Número Primos
A Ana perguntou o que eram números ímpares e primos e para explicar para ela peguei o multiplano e fiz uma carreira de números. pequei o número 4 e coloquei 4 pinos. Retirando um pino de cada vez e montando uma segunda linha com eles mostrei que com os 4 pinos eu poderia fazer uma segunda linha com o mesmo número de pinos da primeira. cada uma com 2 pinos. fiz isso para o 6 e mostrei que conseguia fazer duas filas de 3. Logo eles são pares.

peguei 5 pinos e coloquei em uma linha. e ao tentar montar uma segunda linha chegou um momento que uma tinha 3 pinos e a outra 2 e que o terceiro pino não poderia ser dividido. Ou seja, ficou duas linhas diferentes. fiz a mesma coisa com o 7, fazendo uma linha de 4 e outra de 3. assim eles são número impares.
para explicar o número primo eu peguei o 6 e continuei tentando então criar várias outras linhas até que ficaram 3 linhas de 2 pinos cada. daí o 6 pode ser dividido por 2 (duas linhas de 3) e por 3 ( 3 linhas de 2 pinos). Ao fazer com o 7 ela viu que não dava para ter linhas com pinos iguais, a não ser 7 linhas com 1 único pino. Fiz com o 11 e aconteceu a mesma coisa. Assim ela entendeu a diferença de números pares, ímpares e primos.
para isso eu usei um pouco do vídeo abaixo:
https://youtu.be/usAxcYtcaHg
0 0 Comentários 0 Compartilhamentos