Atualizações recentes
  • FEMINISTA SEM SABER - Ondas do feminismo
    O feminismo de primeira onda ocorreu no final do século XIX e início do século XX. Foi um movimento que buscou dar as mulheres mais direitos jurídicos, como o direito ao voto. Foi muito importante e valorizou mais a mulher que antes não podia ter uma propriedade em seu nome, não podia escolher seus representantes e muitas vezes se via obrigada a casar-se contra sua vontade por meio dos casamentos arranjados.

    A seguda onda ficou marcada pelo protesto da queima de sutiãs em 1968 nos EUA durante a realização do Miss América.
    O anticoncepcional começou a ser usado em 1960 e teve seu auge com o movimen Hippie e em Woodstock.
    A escritora Betty Friedan também marcou essa fase com seu livro A Mística Feminina, onde ela aponta que as rainhas do lar não eram felizes como aparentavam ser e que sua identidade não poderia estar ligada apenas ao lar, pois essas mulheres tinham muito mais a oferecer a sociedade. Com certeza nós mulheres temos muito a oferecer, o problema é que com as ideias de Friedan as mulheres da época apenas trocaram um ídolo pelo outro, o lar pela carreira.

    A Terceira onda do feminismo teve início na década de 90 e se estende até hoje, uma frase que marca essa onda é: meu corpo, minhas regras. Essa premissa diz que a mulher pode escolher o aborto caso não esteja contente com a gestação. Que ela pode escolher mostrar ou não o corpo, que ela não precisa depilar se não quiser ou pode andar sem camisa na rua já que os homens fazem a mesma coisa.

    Sem dúvida o feminismo veio para libertar as mulheres da violência doméstica e sexual, veio para nos dar direito ao voto, direito de trabalhar, de ir e vir. Porém, ele diz que as mulheres podem ser o que querem. Mas isso não é verdade. Tanto homens quanto mulheres foram criados com um propósito, não somos o que queremos, somos o que Deus nos criou pra ser. Apenas na obediência a Palavra de Deus encontramos felicidade.

    1 0 Comentários 0 Compartilhamentos
  • FEMINISTA SEM SABER - Courtney Reissing
    Capítulo 5 - o plano de Deus para o lar

    Nesse capítulo fui grandemente exortada. Todo o livro é muito interessante, mas nenhum capítulo me fez me arrepender diante de Deus pela forma como estava me orgulhando pela mulher que decidi ser.

    Minha dedicação total ao meu lar, marido e filhos não pode ser meu ídolo e não posso querer que isso me traga completa alegria e satisfação, pois minha identidade é definida em Cristo. Cuidar do lar deve ser para glória de Deus, para mostrar a grandeza dEle, deve falar dEle e não de mim. Minha vida foi projetada para mostrar Deus. Não devo querer ser uma boa dona de casa, esposa e mãe para ser diferente de outras mulheres e receber elogios. Tenho que fazer isso porque foi isso que Deus me mandou fazer.

    No geral, seja qual for a etapa da vida de uma mulher seu lar não é apenas para oferecer conforto para sua família, mas deve também estar aberto para outros através da prática da hospitalidade. A Bíblia nos ensina isso.
    1 0 Comentários 0 Compartilhamentos
  • Consciência fonológica em crianças pequenas
    Jogos de escuta e jogos com rimas, sugeridos nos capítulos 3 e 4 do livro, tem feito o Davi ficar mais atento aos sons a sua volta. Até mesmo mais curioso. Ele faz suas próprias rimas, que na verdade nem sempre rimam, mas gosta da harmonia que elas trazem as frases, músicas, poesias, histórias.
    Ele começou a entender melhor os sons e prestar mais atenção, percebendo que existem diferentes sons que vem de diferentes lugares, animais, objetos, pessoas, meios de transporte, etc.
    Não curte muito ficar parado para escutar, então tive que parar de seguir o cronograma proposto e tenho brincado sempre que surgem oportunidades. Porém, em alguns poucos meses pretendo voltar a seguir.
    1 0 Comentários 0 Compartilhamentos
  • Alfabetização fônica
    Curso de alfabetização fônica com Dra Inês Borges. Iniciado dia 14-08-2020. Foi presente da minha mãe.
    Com a linha do tempo ensinada nesse curso deu pra perceber como Deus confiou a educação das crianças aos pais e à Igreja. Estes devem ensiná-las com o intuito de que elas aprendam a ler para poder ler as Escrituras e viver uma vida piedosa.
    0 0 Comentários 0 Compartilhamentos
  • Feminista sem saber - Courtney Reissing
    Capítulo 6 - Mulheres na Igreja

    A passagem bíblica de 1 Timóteo 2:12 sempre me intrigou, me fazia até acusar Paulo de machista e depois me sentia culpada por questionar a Palavra de Deus.
    *Não permito que a mulher ensine nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio*
    1 Timóteo 2:12 NVI

    E agora? Eu gosto de servir a Igreja ensinando a Palavra - as vezes, não sempre, é claro - já fiz isso várias vezes e sinto falta de fazê-lo.
    Bem, nesse livro a autora sentiu as mesmas coisas que eu e correu atrás para entendê-las. Ouvindo seu livro cheguei a seguinte conclusão: A Igreja existe para a GLÓRIA DE DEUS - Ele é o Criador de todos as coisas e merece toda a glória - nela vivemos como família de Cristo, todos lavados e purificados pelo sangue do Cordeiro trabalhando para Sua volta. Repito, vivemos como família. A Bíblia diz que o homem é o cabeça, o líder da família. Bem, se a vida como Igreja é vida em família convém que o líder da igreja local seja um homem instituído por Deus. No lar é assim. O marido provê alimento para sua família, trabalha para protegê-la, ensina, instrui. A esposa cuida de seu lar, marido, filhos, serve com alegria, encuca a Palavra de Deus nas crianças, ora por seu esposo. Então, na igreja local não poderia ser diferente.

    Mas mulheres podem ensinar a Palavra na igreja? Acredito que sim, mas sempre sob a autoridade do líder da igreja local, o pastor ungido por Deus para tal função. As mulheres foram criadas por Deus com a facilidade de cuidar de outros, de enxergar os detalhes. Assim podem servir na igreja instruindo meninas e mulheres mais jovens, ajudando a cuidar das crianças, administrando, organizando, limpando. Mas isso não é tão visível quanto estar liderando ou ensinado a Palavra. Porém, nós somos boas nessas atividades, Deus nos criou assim. Então por que desperdiçar nossas habilidades naturais tentando fazer aquilo que Deus confiou aos homens? Podemos ensinar e liderar? Sim, podemos, mas sempre sob a liderança de nosso marido, se formos casdas, e nosso pastor. Não porque o marido e o pastor sejam melhores do que nós e não precisem dar satisfação a ninguém. Jesus é o cabeça da Igreja, para que nós mulheres estejamos de baixo da autoridade deles, eles precisam estar de baixo da autoridade de Jesus. Jesus é o cabeça a quem todos nós devemos nos submeter.
    Igreja é família, e o sacerdote da família é o homem. Simples assim.

    Isso me trouxe paz. Eu posso e devo usar meus dons de servir tocando bateria e ajudar com as crianças e até mesmo liderar e ensinar na igreja quando necessário, mas sempre sob a autoridade do meu marido e do meu pastor. E eles só podem exercer essa autoridade sobre mim pois estão ligados ao corpo de Cristo que é o Cabeça.
    1 0 Comentários 0 Compartilhamentos
  • Insight
    Pra que praticar Homeschooling sendo que existem diversas escolas de qualidade por aí?
    Pra que fazer comida em casa sendo que existem diversos restaurantes de qualidade por aí?
    1 1 Comentários 0 Compartilhamentos
  • Dinossauros e homens foram contemporâneos
    Prof Adauto Lourenço explica que os dinossouros foram criados no 5° e 6° dia da criação. Porém não aparece o nome dinossauro na Bíblia, pois esse nome só foi criado em 1842 por Richard Owen. Esse termo significa lagarto terrível.
    https://youtu.be/tM2K8GRST60
    2 0 Comentários 0 Compartilhamentos
  • Consciência fonológica em crianças pequenas
    Começando a ler o livro para trabalhar fonemas com o Davi. A música AS LETRAS FALAM tem sido uma ótima ferramenta para começar o processo de alfabetização.
    2 0 Comentários 0 Compartilhamentos
Mais Posts